Para desenvolver sites hoje em dia podemos encontrar diversos construtores de sites na Internet, que não exigem conhecimentos técnicos para criar seu próprio site e colocar no ar sua própria conta mas, ter um site não é somente sua criação é também manutenção.

Se você não quiser ficar dependente de um administrador, a saída é usar um sistema CMS – Content Management System, ou gerenciador de conteúdos dinâmicos. Este tipo de programa permite que você crie um espaço virtual, como um site. O “Joomla” é um “CMS”!

O que é Joomla?

O Joomla é um sistema de gerenciamento de conteúdo (CMS) gratuito e que oferece muitas possibilidades para um site profissional e acessível, ou seja, é um sistema voltado para criação e gestão de conteúdo na web.

Joomla é uma plataforma bastante prática e versátil, que permite criar vários tipos de projetos, mesmo que o usuário seja um leigo no assunto. Com suas extensões e os templates do Joomla, você tem liberdade e pode criar desde sites até blogs e lojas virtuais.

A plataforma Joomla usa templates com funcionalidades pré-definidas, tais como formulários de contato, caixa de comentários, galeria de fotos e afins. Novas funcionalidades podem ser inseridas sem a necessidade de saber programas ou desenvolver sites, bastando instalar outros templates ou suas extensões.

 

Funcionalidades e Características do Joomla

  1. Uma de suas principais características do Joomla é o fato dele ser gratuito. Isso é possível pois é um programa open source (código aberto), um software que qualquer programador pode copiar e modificar, com licença específica para isso.
  2. Sendo o Joomla um open source, dá aos desenvolvedores a possibilidade de contribuir inteiramente para o projeto, podendo buscar ajuda em fóruns e suportes da comunidade de usuários, que te ajudam a conhecer mais o programa, explicando desde como usar o Joomla até questões técnicas.
  3. O Joomla faz verificação automática uma vez que o sistema atualize todas as extensões. Assim, além de avisar quem administra o site, ele também permite que a atualização seja feita em poucos cliques. As atualizações são tanto de funcionalidades quanto de segurança. O código foi desenvolvido em PHP, uma das linguagens de programação querida pela maioria dos desenvolvedores.
  4. A plataforma apresenta como principal função o gerenciamento de conteúdo. Organizar e categorizar o conteúdo do site ou blog torna-se mais fácil pelo Joomla, por conta das ferramentas de gestão que não requerem linhas de código.
  5. Se seu caso é “conversão em vendas”, o Joomla apresenta facilitadores para seu site como gerenciamento de banners e ferramentas de marketing.
  6. O Joomla apresenta mais de 7.600 extensões ou plugins em seu diretório, com as quais você pode ampliar as funcionalidades do site. Por exemplo, editores de texto, suportar a linguagem JQuery para a criação de tabelas, efetivar análise de SEO, aumentar a segurança, cryptografar informações, fazer backups automatizados, armazenar cookies dos usuários, fazer compactações CSS, viabilizar autenticação multifatorial, adicionar formulários de contato, incorporar ícones para as redes sociais, integrar informações com outras plataformas, entre outras funções. São plugins que facilitam a mecânica do Joomla e permitem a otimização da página.

O Joomla é um gerenciador de conteúdos dinâmicos mais dinâmicos da atualidade.

 

Fale Conosco