O que é hospedagem VPS? Se você está iniciando um empreendimento online, ou mesmo começou a estudar um pouco sobre o assunto de programação web, é normal se sentir um pouco perdido com tantos termos.

Sendo assim, hoje resolvi trazer até você uma série de informações para desmistificar de uma vez por todas este recurso incrível.

Vamos conferir?

 

O que é hospedagem VPS?

Primeiramente vamos começar pela sigla, VPS é a sigla para Virtual Private Server, ou servidor privado virtual.

Quando você vai disponibilizar um site, loja ou mesmo uma aplicação na internet, os servidores são computadores super potentes e velozes para atender a todas as requisições de vários usuários, de modo que ele possa acessar o seu site de modo fluido e rápido.

Entretanto, contratar um servidor dentro de um serviço de hospedagem pode ser ligeiramente caro, ou até mesmo algo que gere um desperdício de hardware em um primeiro momento.

Antigamente o que tínhamos disponível era o serviço de hospedagem compartilhada, nele vários sites e soluções ocupavam o mesmo servidor físico. Entretanto, isto trazia sérios problemas, pois um programa poderia interferir no outro.

Assim, não raramente algum usuário mal intencionado acabava hackeando os outros sites da mesma hospedagem deste servidor.

Por isso, nasceu a função de VPS, que é basicamente dividir um servidor em vários computadores separados. Algo que é possível através dos sistemas operacionais modernos.

Isto faz com que uma boa porção do hardware seja separada para cada cliente, funcionando com um computador por si só.

Vantagens de um VPS

Este tipo de projeto traz uma imensidão de vantagens, mas aqui estão as principais:

1 – Velocidade

Utilizar um VPS deixa todas as suas aplicações e sites incrivelmente mais rápidos. E assim é possível ter um desempenho melhor, principalmente para quem tem uma loja virtual.

2 – Segurança

Se você deseja manter a sua segurança em alta, então o melhor mesmo é garantir que você tenha uma VPS. Até porque é praticamente impossível que um hacker pule de uma hospedagem externa e se infiltre em uma hospedagem interna.

Isto não resolve todos os seus problemas, mas limita os ataques aos ataques externos.

3 – SEO

Com um site mais rápido e seguro, inevitavelmente você passará a receber mais resultados de SEO. Se você não sabe, estas são as regras para que o site atinja uma posição mais privilegiada nos mecanismos de busca.

4 – Recursos

Você terá vários recursos à disposição, muitas vezes funcionando como um computador remoto completo. Dependendo da sua assinatura, é claro.

5 – Suporte

Como seu servidor é agora uma parte isolada, você também poderá contar com um suporte personalizado e mais eficiente. Atacando o problema mais rapidamente.

Então por hoje é isso, espero que estas orientações tenham sido úteis para te apresentar o que é hospedagem VPS.

Mas se ainda houver alguma outra dúvida, sem problemas, estamos à disposição para te orientar nos comentários, ok?

Lembrando que se você precisar de algum serviço mais pesado de web design, estou pronto para atender suas demandas.

Até a próxima.

Fale Conosco