O crescimento de investidores no e-commerce é muito alto, pois trata-se de um setor que está em crescente expansão no mercado. A venda pela internet é uma das melhores formas de colocar o produto na mão das pessoas sem elas saírem de casa.
Quando se conhece o e-commerce e a forma de trabalhar neste tipo de plataforma, o crescimento da sua empresa vai além do ambiente físico.
Veja um pouco mais sobre este modelo de negócios online.
O que é e-commerce?
O e-commerce, chamado também de comércio eletrônico, é o estilo de venda pela internet, que normalmente é feito por uma empresa.
As vendas pelo e-commerce são feitas tanto por fabricante como revendedor, através de uma plataforma virtual própria.
Se você deseja estar sempre ligado ao mercado, o e-commerce é uma excelente alternativa para aqueles que trabalham na área de comunicação, marketing, publicidade e propaganda, etc.
Veja um pouco mais a respeito dessa plataforma nos próximos tópicos.
E-commerce na prática
No e-commerce todas as transações comerciais são feitas por meio de um sistema de pagamentos online. Tudo isso devido à sua grande estrutura de negócio, facilitando todo o processo de compra e venda pela internet.
Essa plataforma online não é simplesmente uma criação simples de site, mas um grande investimento, um empreendimento com ótima estrutura digital.
O e-commerce possui um grande sistema de digitalização para dois processos: venda e atendimento ao cliente.
Todo esse trabalho contribui para que a plataforma possa realizar vários serviços de automação, como controle de finanças, de estoque e marketing.
Então, é percebido que a forma de agilização que o e-commerce proporciona, favorece uma boa gestão.
Quais as vantagens e desvantagens do e-commerce
Os consumidores normalmente buscam o e-commerce devido às facilidades oferecidas. Enquanto na loja física tem que haver um deslocamento, na virtual pode ser feito da própria casa.
Outro detalhe muito importante é que, os preços costumam estar mais em conta. Além disso, outro detalhe é a praticidade, facilitando a comparação de preços, muito mais ágil.
Mesmo diante desses pontos, existe a possibilidade de comprar a qualquer hora, com diversos preços.
Quem utiliza a plataforma de e-commerce está trabalhando com algo de potencial de venda alto. Isso se mostra claro, pela análise de 2019, com 14% do total de venda de varejo do mundo.
Somente no Brasil, em 2019, o país cresceu 18% o faturamento de e-commerce. Por isso ele chegou a 10° posição do mercado eletrônico no mundo em 2015.
Tendências do mercado e-commerce no país
O crescimento é acompanhado de certas tendências, estudadas pelos especialistas da área comercial.
Veja algumas delas:
- Integração entre o físico e digital: isso acontece quando o cliente compra algo de modo virtual e vai buscar na loja física o produto
- Investimento em logística: isso se refere ao modo como a empresa trabalha, onde a experiência entre venda e compra são boas para o cliente.
- Uso das redes sociais: a tendência é que a cada momento as empresas utilizem redes sociais para divulgação da sua marca e produto
Todos esses detalhes contribuem para um lucrativo negócio online.