Sem dúvida alguma, as mudanças do mercado já ocorrem a algum tempo e com o isolamento imposto pela pandemia, tanto consumidores quanto lojistas tiveram que migrar para um modo de vender e comprar digital.

Muitos varejistas, buscando novas formas de vendas para que não sucumbissem, viram no mercado online uma excelente e nova opção de venda.

Conhecer a diferença entre Loja Virtual e Marketplace é importante para que você possa definir qual o melhor para o seu negócio.

O que é uma Loja Virtual?

Loja Virtual é basicamente um site, onde uma determinada marca, pode realizar vendas de maneira online seus produtos ou serviços. De maneira simples, qualquer pessoa, pode acessar seu site de qualquer localidade e realizar uma compra, cabendo a sua loja que a mercadoria ou serviço, chegue ao seu cliente.

As lojas online podem existir em diversos tamanhos, das mais simples até as “grandes estruturas” mas, convém notar, que no comércio online, a criação do próprio site apenas, não é o suficiente, para que as vendas aconteçam, é necessário uma série de estratégias de planejamento, para que seus clientes cheguem até sua loja.

Ter uma loja online, pode ser muito mais barato que uma loja tradicional mas, é necessário estruturar um planejamento, de como será o seu posicionamento digital e de como será a comunicação com seus clientes, nesse canal de vendas.

Para que sua loja online tenha uma boa estrutura de vendas, é necessário ter uma plataforma especializada em vendas online, que realizem em sua loja as integrações com meios de pagamento, softwares de gerenciamento, sistemas de frete e outras tantas coisas necessárias, como também correção de problemas que possam surgir.

 

O que é um Marketplace?

Os marketplaces se apresentam como uma alternativa para os empreendedores varejistas, que querem participar do mercado online, sem possuir uma loja virtual própria.

Geralmente, os marketplaces são “grandes” varejistas, que abrem espaço em seus sites, para que outros tantos lojistas possam comercializar seus próprios produtos. Na realidade, os marketplaces, funcionam como um shopping center “virtual”, ou uma “grande vitrine”, onde é possível conhecer fornecedores e produtos, comparar preços ao procurar por determinados produtos.

Como exemplo, podemos citar o Mercado Livre, Amazon, Americanas, Shopee entre outras. Mas, é necessário saber em qual marketplace, seus produtos podem se encaixar melhor.

Dependendo de qual sejam os seus produtos oferecidos, a opção de marketplace de nichos, onde os consumidores são mais segmentados, pode ser para você uma melhor opção.

Loja Virtual ou Marketplace: Qual escolher?

Em ambas as opções sempre existem vantagens e desvantagens, sendo necessário uma análise mais apurada de sua parte, para essa tomada de decisão. O momento que você está vivendo em seu negócio, caso você já tenha um ou se pretende iniciar, quais são as suas reais possibilidades e o que pretende para sua marca.

Outra possibilidade, é que você esteja presente online nessas duas modalidades, o que é adotado por muitos lojistas. Sendo também uma excelente estratégia, o que faz com que sua marca fique ainda mais reconhecida no mercado online.

Fale Conosco