A utilização de mockup faz parte hoje das etapas indispensáveis pelas quais um web designer passa quando ele cria um site ou aplicativo.

Isso porque essa ferramenta prática e simples permite visualizar as características principais da interface de um site, e assim, o cliente já tem uma ideia de como vai ficar.

Se você trabalha com criação e venda de sites, os mockups são fundamentais, no entanto, talvez ainda com dúvida se realmente valem a pena e qual a importância para venda de sites.

Por isso, vamos mostrar todos os detalhes aqui para que você entenda a importância da utilização de mockups no webdesign.

Afinal, o que são mockups?

De uma forma bem simples, o mockup serve para designar uma maquete ou o esqueleto de uma interface do usuário.

Essa maquete apresenta os principais elementos de um site, como o botão de call to action ou o local do texto, por exemplo, posicionados na interface da ferramenta.

Mesmo se o termo possa parecer novo, é uma técnica de visualização muito frequente, utilizada não apenas para apresentar um site, mas e-books, anúncios, etc.

Mas como usar essa ferramenta e qual é a importância dos mockups para a venda de sites?

Como usar um mockup?

Para quem é da área de web designer, já sabe o que é e como usar, porém, se é a primeira vez que você está tendo contato com esse termo, vamos dar um exemplo prático.

Um cliente deseja promover o catálogo de produtos do seu site, e o profissional cria um mockup revista, através do qual consegue visualizar como vai ficar.

É como se fosse uma fotografia do catálogo de produtos, o que dá uma sensação de algo mais real e não um anexo recebido em e-mail.

O maior diferencial dos mockups é que tornam o trabalho muito mais profissional, pois permite a representação no tamanho natural, o que torna o projeto, digamos assim, mais palpável.

É uma ferramenta que não serve apenas para a criação e venda de sites, mas também e-books, cartão de visitas, camisetas, canecas, etc.

Importância do mockup para venda de sites

Como dito acima, é uma ferramenta utilizada para apresentar uma ideia com design quase semelhante ao projeto final, ou seja, mostrar o resultado final antes mesmo do projeto estar pronto.

Os mockups permitem aos desenvolvedores de sites mostrarem aos seus clientes como ficará o site, antes que seja definitivamente validado.

Tendo uma boa visibilidade do resultado final, o cliente pode verificar problemas eventuais, e se forem necessárias mudanças, é possível rapidamente fazer as alterações.

Por exemplo, o posicionamento de diversos elementos:

  • Logo;
  • Menu;
  • Botões de navegação;
  • Espaço para os textos e comentários;
  • Fotos;
  • Vídeos.

O mockup é dividido em duas etapas: uma maquete funcional em branco e preto e uma maquete gráfica com as cores da empresa.

E assim, fica mais fácil para o profissional ir fazendo os ajustes de acordo com as necessidades do seu cliente, assim como a avaliar a complexidade do projeto e até mesmo estimar o tempo que vai levar para deixar o site pronto.

Portanto, usar mockups são indispensáveis no momento de apresentar o projeto ao cliente e fazer com que ele fique exatamente do jeito que o cliente deseja, e dessa forma, as chances de aprová-lo são maiores.

Vale a pena integrar mockups nos seus projetos?

Por tudo o que foi mostrado até aqui, vale a pena sim integrar mockups nos seus projetos, que ajuda bastante a fechar um negócio, no caso, o cliente validar o site que você criou.

Por mais que possam haver pequenas alterações, o cliente já consegue ter uma ideia aproximada de como ficará seu site.

Existe uma tendência a confiarmos mais em coisas mais reais, e os mockups tornam essa experiência possível.

Isso porque é possível visualiar as cores, perspectivas, tamanho, dando mais vida aos projetos.

E, com certeza, usar mockups para apresentar um site aos seus clientes é a melhor estratégia para convencer o cliente a contratar você para desenvolver o site de sua empresa!