Hospedagem na nuvem: Quais as vantagens? Realmente é um pouco difícil acompanhar as novidades, principalmente quando elas chegam tão frequentemente no mundo da tecnologia.

O conceito de parece algo antigo e bastante consolidado na mente de todos, mas se formos recordar ele praticamente surgiu na segunda metade deste século. Pelo menos em sua forma mais conhecida.

Por isso, quando nos deparamos com o tema, é um pouco comum ficarmos perdidos, até porque muitas coisas novas estão surgindo. E é bastante normal ficar confuso, afinal de contas estamos em um mundo completamente diferente quase todos os anos.

Hoje eu preparei um pequeno guia para mostrar as vantagens de se contratar uma hospedagem na nuvem e assim te ajudar com uma boa escolha.

Vamos conferir?

 

Hospedagem na nuvem: Quais as vantagens?

Primeiramente é importante dizer que o conceito de nuvem na verdade é uma jogada de marketing mais do que de tecnologia. As implementações de servidores já remetem ao início da internet.

Mas somente com o aprimoramento das tecnologias de computação foi possível baratear os custos e criar hardwares e sistemas operacionais mais poderosos e flexíveis.

Assim, você não precisa mais ter um servidor em casa e pode contratar “alugando” espaço em um servidor remoto. Para estes casos, é normal entender que qualquer serviço de hospedagem tecnicamente é em nuvem, porque o computador não estará com você.

Entretanto, existe uma grande diferença entre hospedagem compartilhada, VPS e servidor dedicado.

A hospedagem dedicada pega um servidor e coloca seus dados para serem disponibilizados através deles. Isto faz com que o preço seja bem mais barato, mas a qualidade da velocidade e segurança sejam bem inferiores.

No caso de uma hospedagem VPS você tem um servidor privado criado de maneira virtual. O que traz mais poder de processamento, e isola seus serviços e sites dos outros. Agora, um servidor dedicado é aquele você aluga o hardware inteiro só para seu site e serviços.

Em geral, quando falamos de computação em nuvem e suas vantagens, estaremos falando da hospedagem VPS. E suas vantagens são:

 

1 – Preço acessível

Este tipo de hospedagem é muito mais barata do que comprar um hardware extremamente robusto só para você. Ela também garante que você tenha uma grande margem de resultados em desempenho sem necessariamente ter um servidor inteiro.

Isto é o que chamamos de elasticidade. O tamanho e capacidades do seu VPS esticam de acordo com o que for necessário no momento, ou seja, você paga pelo que usou efetivamente.

 

2 – Segurança

Tendo uma hospedagem isolada você garante uma maior segurança, pois as aplicações de terceiros não poderão fazer modificações nas suas. O que traz um resultado realmente diferenciado.

 

3 – Acessibilidade

Em casos de serviços de nuvem mais robustos você pode até mesmo ter uma máquina virtual disponível em qualquer lugar que você vá.

Os preços são realmente interessantes, sendo que para grandes empresas isto pode superar a compra de um computador.

 

Considerações finais

Como você pode ver, estas são opções interessantes. Por isso, é necessário uma empresa de qualidade e confiança. Neste caso eu indico a CloudWays, que com certeza é uma das melhores do mercado hoje.

No mais é isso, se houver mais alguma dúvida sobre quais as vantagens da hospedagem na nuvem é só chamar nos comentários.

Até a próxima!

Fale Conosco