Hospedagem de site grátis: Vale a pena? Como diz o velho ditado, quando a esmola é grande até o santo desconfia. E neste caso, é realmente preciso desconfiar, porque o mercado de sites é realmente uma máquina que precisa de muitas engrenagens para funcionar.

Embora os preços de hospedagens hoje em dia sejam muito acessíveis, a verdade é que isto só acontece porque temos uma estrutura de custos divididas por bilhões de sites. Mesmo os pequenos serviços de hospedagem conseguem fracionar os gastos entre vários clientes.

Sendo assim, é normal que você tenha sérias dúvidas quanto a eficiência de uma hospedagem que seja gratuita.

Por isso, estou aqui para falar um pouco mais sobre este tema e tirar de uma vez essa dúvida da sua cabeça.

Vamos conferir?

Hospedagem de site grátis: Vale a pena?

Primeiramente é importante dizer que cada caso é um caso, você pode sim encontrar sucesso iniciando em uma hospedagem gratuita. Entretanto, uma hospedagem de site grátis não costuma valer a pena exatamente por causa dos fatores que vou listar.

Então meça as informações que eu trouxe e veja se é possível aceitá-las como um problema. Se não, é justo e honesto dizer que não vai valer a pena.

1 – Problema do domínio

Então, no início da nossa lista de problemas está o fato de que o site que disponibiliza hospedagem de site grátis não vai pagar por um domínio para você. Ou seja, você vai basicamente ter um site que fica travado com o nome do site original.

Um excelente caso para exemplificar é o Blogger do Google, que acaba com o endereço “site.blogspot.com”. Isto remove um pouco da autoridade do site e dificulta seu desempenho no longo prazo.

 

2 – Funcionalidades

Não se engane, se algo está saindo de graça então é porque você é o produto. Neste caso, o seu site terá uma série de restrições a funcionalidades. Sendo bastante limitado em vários aspectos.

Mas adivinha o que precisa ser diretamente trabalhado para que você consiga destravar mais funcionalidades? Sim, você vai precisar pagar uma boa quantia.

Um exemplo é o próprio WordPress que possui seu sistema de hospedagem grátis, mas que para instalar plugins ou fazer coisas, que são grátis na estrutura original se colocando em outras hospedagens, vai ser bastante caro.

 

3 – Tempo perdido

Você vai perder bastante tempo aprendendo a ter um site medíocre só para desistir sem resultados, ou então pegar gosto pela coisa e iniciar do zero. Realmente são verdadeiros precipícios que não te levam a lugar nenhum.

 

4 – SEO

O SEO do seu site fica claramente prejudicado pela dificuldade de se definir palavras-chaves e trabalhar várias partes do código.

 

5 – Visual

Por último podemos dizer que o visual do seu site vai inevitavelmente acabar sendo um pouco derrubado. Afinal de contas, não existem muitos recursos para garantir que você consiga resultados visuais.

Principalmente na questão de subir imagens e instalar temas. Sempre haverá algum problema.

 

Dica de ouro

Se você realmente quer começar com o pé direito e garantir o seu sucesso com um site ou loja virtual perfeitos. Aprenda a utilizar bem o seu dinheiro e contrate um profissional que vai te guiar por todo o processo.

Estou aqui para te orientar com todas as bases de um bom serviço de web design e te proporcionarei um apoio único. Basta entrar em contato.

Até a próxima dica!