A tecnologia chegou para mudar não apenas a forma das pessoas se relacionarem, mas também o relacionamento entre empresa e consumidor. Cada dia que passa, cada vez mais empresas convergem para o digital.

Além da convergência, muitos empreendedores digitais decidiram abrir um negócio digital, a fim de expandir cada vez mais o alcance.

Mas trabalhar com e-commerce tem suas vantagens e desvantagens. Se você está pensando se vai abrir ou não um negócio digital, tenha em mente todos os benefícios e malefícios do e-commerce.

Vantagens do e-commerce

A primeira vantagem do e-commerce é que ele não fecha. A divulgação da marca também é outro fator benéfico do e-commerce. Você pode anunciar em muitos lugares por um valor mínimo. Com isso, a possibilidade de expansão é muito alta, já que é muito mais fácil escalar suas operações através do marketing digital comparado com os negócios físicos e publicidade tradicional.

Mais informações sobre o produto

Dentro do comércio eletrônico, você tem a vantagem de apresentar o produto mais detalhadamente com todas as informações possíveis sobre seu produto, como marca, modelo, tamanho, peso, dimensões, fotos , vídeos, preço, fretes e tempo de entrega.

Atendimento mais personalizado e melhor experiência ao consumidor

Com a internet, o lojista consegue ter um melhor acompanhamento ao perfil do seu consumidor, através de dados e pesquisas. Com isso, o atendimento pode ser mais personalizado ao seu cliente e melhorar a experiência do seu consumidor, com ferramentas como o e-mail marketing e o cadastro do cliente na loja, por exemplo, que ajudam a fidelizá-lo.

Conhecer o cliente é ótimo, pois com essa informação, você consegue resolver o problema dele ao apresentar a solução.

Por fim, uma das vantagens mais visíveis do e-commerce é a possibilidade de vender para qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. Logo, você não precisa se preocupar onde o cliente está.

 

Vantagens do E-commerce na Pandemia

Neste ano a pandemia manteve boa parte das lojas físicas fechadas. Isso atrapalhou o desenvolvimento de muitos empresários que infelizmente tiveram que fechar as portas.

No e-commerce isso não acontece. Inclusive, a pandemia foi um fator contribuinte para o crescimento desse tipo de negócio. Na internet, você pode comprar a qualquer hora de qualquer lugar. Segundo dados da câmara brasileira de economia digital, a abertura de novos e-commerce cresceu em 53,88% em 2020 em comparação com 2019.

Quem se preparou ao longo dos últimos anos para ter um e-commerce bem desenvolvido e uma forte presença online, viu seus negócios crescerem em 2020 enquanto os varejistas e lojas físicas amarguravam fortes perdas. Ainda não esta convencido da importância de criar seu e-commerce? Veja mais alguns dados do e-commerce no Brasil no ano de 2020:

  • crescimento de 18%;
  • faturamento de R$106 bilhões;
  • total de 342 milhões de pedidos realizados pelo e-commerce (resultado 10% maior em relação ao ano anterior);
  • ticket médio de compras em R$ 310.

Desvantagens do e-commerce

Como você pôde ver, o e-commerce é muito vantajoso, mas como em tudo na vida, ele também possui alguns aspectos negativos.

Pontos negativos do E-commerce

A primeira desvantagem do e-commerce é a concorrência. Na internet, você encontra tudo em todo lugar. Por isso, essa forte concorrência pode atrapalhar as vendas do negócio caso o seu produto não tenha muita diferenciação e possa ser encontrado facilmente em qualquer lugar. Diante disso, muitas empresas de e-commerce também não conseguem avançar.

Para remediar isso, é importante sempre apostar na diferenciação seja nos produtos que você oferece ou na experiência que sua loja entrega ao usuário por meio de um atendimento de alta qualidade, entrega rápida, variedade de meios de pagamento, etc. Tais fatores foram, inclusive, o que fez a Amazon se tornar o maior e-commerce do mundo.

Outra desvantagem do e-commerce é a exigência de atualização constante. Como a internet se modifica a cada dia, os negócios digitais, também precisam acompanhar essas mudanças. Isso por vezes é um desafio.

Logística do e-commerce

Cuidar do setor de logística é um dos mais complexos desafios em um e-commerce. Qualquer falha nesse trabalho pode comprometer o sucesso do negócio — afinal, quase todas as etapas tem alguma relação com a logística, desde a entrega correta do produto até a satisfação de quem comprou em sua loja virtual. Para mais dicas de como organizar a logística do seu e-commerce, veja

No entanto, todas as desvantagens do e-commerce pode ser resolvidos, através de pesquisas e conhecimento. Logo, mesmo tendo desvantagens tão sérias, trabalhar com e-commerce ainda é uma boa alternativa.

Para garantir que seu e-commerce tenha todas as funcionalidades necessárias para fazer frente a essas desvantagens, entre em contato conosco.