Se você possui habilidades para trabalhos manuais e está em busca de fazer dessas suas habilidades a sua fonte de renda, saiba que vender artesanato pela internet é uma excelente oportunidade de negócio, ou mesmo uma oportunidade de descolar uma grana extra.

O artesanato possui uma diversidade muito grande de trabalhos que podem ser comercializados como: tecidos bordados, objetos cerâmicos, crochê e tricô, bijuterias, sabonetes artesanais, bonecos de pano entre outros tantos.

Vamos te indicar aqui algumas técnicas que irão te ajudar a vender seu artesanato de forma online.

 

1o. Defina o Canal de Vendas

Em loja virtual própria

Algumas pessoas optam por criar uma loja virtual própria na internet, para dar mais personalidade à sua marca, dar mais identidade a cada página de seu site, selecionando ferramentas que sejam que funcionem de acordo com a sua realidade e de seus clientes. Desta forma você não terá que pagar mensalidades ou taxas.

Hospedando em Marketplaces

Funcionam como shopping virtuais, onde você pode utilizar toda a estrutura oferecida expondo os seus produtos, alcançando um grande público.

Essa modalidade é cobrada mas varia de acordo com cada plataforma, uns cobram mensalidade outros não, cobram percentual por venda realizada, o que vai variar de acordo com o produto vendido.

Os marketplaces mais conhecidos para vendas de material de artesanato são os seguintes:

  • Elo7
  • Mercado Livre
  • Solidarium
  • Que Barato
  • Atelieweb
  • Tanlup

Redes Sociais

Cada rede social criou sua própria ferramenta de vendas, creia que as pessoas passa muito tempo do dia nas redes sociais, então porque não aproveitar? Este fato fez com que cada aplicativo criasse sua ferramenta de venda o que também pode ser excelente para ajudar a vender seu artesanato.

O marketplace do Facebook, serve para os seus usuários anunciarem seus produtos e serviços, fazendo a conexão com o consumidor dentro do aplicativo.

O Instagram também é uma excelente ferramenta de vendas. Oferecendo facilidade para receber feedbacks e conferir as descrições dos produtos e uma boa vitrine para expor seu artesanato. A aba Loja (também conhecida como Instagram Shopping), por exemplo, funciona como um marketplace, exibindo itens à venda.

Agora o aplicativo do WhatsApp também possui uma ferramenta para lojistas é o WhatsApp Business, que possui diversos recursos para você se conectar diretamente com os clientes.

 

2o. Apresente seu Trabalho da Melhor Forma

Crie fotos e vídeos de qualidade, e uma descrição bem elaborada de seus produtos. Exiba tudo da melhor maneira possível, realçando os mínimos detalhes. Foco em seu trabalho, não é a quantidade de peças variadas que irão te ajudar a vender e sim a qualidade de seu trabalho.

 

3o. Cuide de Sua Embalagem

Personalize sua embalagem e cuide para que seu produto chegue íntegro ao destino. Capriche em uma embalagem adequada e bastante resistente.

 

4o. Diversifique as Meios de Pagamento

Para fechar vendas nos dias de hoje é necessário oferecer mais do que cartão de crédito ou débito. Pense na possibilidade de incluir outros meios.

Esperamos que com essas dicas você possa iniciar o seu planejamento de vender online o seu artesanato.

Fale Conosco