Como montar um e-commerce omnichannel? Se você está com esta pergunta em mente, é porque provavelmente já se deparou com esta tecnologia surpreendente. Afinal de contas, hoje temos muitos meios de contato, mas até pouco tempo atrás tínhamos poucas formas de administrar tudo isto.

Os omnichannels são programas especializados em colocar mais de uma fonte de mensagens ou ligações para ser administrado no mesmo local. Assim, se seu negócio possui um telefone fixo, um Whatsapp, um Telegram, messenger e por aí vai, todos podem ser administrados no mesmo local.

Isto permite um foco mais direcionado e evita a perda de mensagens. Além disso, uma pessoa pode ficar responsável por atender mais de um cliente ao mesmo tempo.

E claro, ainda existem outros recursos interessantes, como por exemplo criar mensagens automáticas e configurar menus.

Seja como for, este é um recurso crucial para quem está querendo criar um e-commerce escalável. E hoje estamos aqui para entregar todas estas opções para você.

Vamos conferir?

 

Como montar um e-commerce omnichannel?

Primeiramente é importante dizer que o Omnichannel não é o ecommerce em si, e sim uma ferramenta que é utilizada junto ao seu negócio.

Na verdade, muitos chamam até mesmo de estratégia, onde você utiliza os canais de contato com uma grande soma de fatores de automação e então passa a fazer vendas de uma maneira automática.

Por isso, estamos aqui com algumas opções para você estudar:

 

1 – Escolha a ferramenta

Para começar a ter resultados, primeiramente você precisa escolher uma ferramenta que seja bastante adequada ao serviço. São várias as que temos disponíveis hoje, entretanto é importante notar que muitas ainda estão surgindo.

Então faça uma pesquisa de campo e selecione as opções mais interessantes para você. Leve em conta valores, afinal de contas você não vai querer jogar todo o seu orçamento diretamente nesta opção.

 

2 – Crie suas estruturas de comunicação

Faça com que as estruturas de comunicação consigam entregar um desempenho interessante. Configure primeiramente todas as contas de canais de contato para fazerem parte do sistema principal.

Isto vai variar de ferramenta para ferramenta, mas com certeza você será auxiliado por eles.

Aqui o objetivo é ter a maior variedade possível, até porque temos à nossa disposição um sistema para organizar tudo.

 

3 – Monte um horário de trabalho e respostas automáticas

A não ser que você tenha condições de bancar uma equipe 24h, é importante estar atento ao sistema por uma faixa de tempo pré-estabelecida para os clientes.

Sem contar que deixar mensagens de horário de abertura e fechamento também facilitarão toda a interação.

 

Considerações finais

Uma estratégia de Omnichannel realmente leva seu negócio para um patamar mais elevado. Entretanto, é justo dizer que você precisa estar disposto a pagar o preço para configurar tudo e só dar este passo quando os anteriores estiverem prontos.

Por isso, entre em contato comigo para te ajudar a criar um site totalmente profissional. O objetivo é que você consiga ter uma estrutura profissional criada por um Web Designer experiente.

No mais é isso, espero ter tirado suas dúvidas. Qualquer outra que você tiver, estou à disposição, ok?

Até a próxima!