Lojas Virtuais são websites especializados na venda de produtos e serviços pela internet, onde se pode realizar todo um processo de negociação de compra e venda de produtos ou serviços, desde a escolha até o pagamento.

Mas, você sabe como funciona uma Loja Virtual?

Uma Loja Virtual funciona quase da mesma forma que uma loja física. Nas lojas online, o dono ou “empreendedor”, cadastra e expõe os produtos que estão à venda. Os clientes escolhem o produto que desejam, fazem o pagamento e recebem seus itens comprados em domicílio.

Diferente das lojas físicas, o comprador não tem contato com o produto até recebê-lo, portanto nas lojas online, o vendedor deve expôr seus produtos e/ou serviços com muito boas fotos e descrições detalhadas.

Após a escolha do produto, todo o processo de pagamento é realizado por plataformas de pagamento online, que permitem várias formas de pagamento como em cartões de crédito, boletos, Pagseguro, Pix e outros meios que concluem a compra.

O “lojista” então envia a mercadoria para o endereço cadastrado pelo cliente, podendo ou não cobrar pelo frete.

Como em lojas físicas, os lojistas online, também têm que lidar com a concorrência, com os problemas que possivelmente irão surgir e também com toda parte burocrática de gerir uma loja.

 

Montar uma Loja Virtual – Itens Necessários

Você sabe quais são as etapas e o que é necessário para se criar uma loja virtual? A seguir vamos listar quais são esses itens, para você ter um ideia das etapas de um bom plano de negócio para se montar uma loja virtual.

  • Crie seu projeto, por escrito.
  • Escolha o nome para sua loja coerente com o segmento.
  • Escolha ou crie a marca de sua loja.
  • Escolha o layout.
  • Faça um planejamento bem detalhado.
  • Escolha o seguimento de sua loja.
  • Defina seu público-alvo.
  • Escolha os produtos.
  • Faça o registro de sua empresa.
  • Retire o CNPJ de sua loja.
  • Crie sua loja ou venda seus produtos em lojas tradicionais.
  • Escolha os canais de marketing.
  • Defina as formas de pagamento.
  • Defina os meios de entrega.
  • Escolha as opções de estoque.

Uma loja virtual tem como propósito ser uma ferramenta para as negociações de compra e venda de produtos, a partir de informações que ajudam o usuário a finalizar uma compra, como preço, as descrições do itens, as formas de pagamento e a entrega. Todos esses fatores impactam de forma positiva a experiência de compra e é levado em conta quando o cliente decide voltar a fazer nova compra.

Note bem, que existem várias e diferentes estratégias que aprimoram o processo de compras de uma loja virtual e fazem com que aumentem a finalização de uma compra e também a fidelização do cliente. As táticas de marketing tem que ser planejadas para que gerem resultados, invista também em anúncios, pode ser muito útil para quem está começando uma loja virtual.

Abrir uma loja virtual é um desafio, mas com dedicação, interesse e busca por conhecimento, você terá sucesso em seu empreendimento.

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