Quando navegamos na internet em dispositivos mobile, podemos ver que o layout do site se adapta certinho às telas dos aparelhos, não é mesmo? E esses mesmos sites se adaptam ao formato das telas dos PCs ou até mesmo das Smart TVs.

Esse sistema é conhecido pelo nome de “responsivo”, ou seja, sites que se adaptam às telas dos aparelhos que estamos utilizando são chamados de sites responsivos.

Um site responsivo é praticamente imprescindível nos dias de hoje, pois acessamos a internet dos mais diversos aparelhos, e isso pode converter mais acessos, clientes e vendas, dependendo do que se tratar o seu site.

 

Como deixar o site responsivo para celular

Agora que você já sabe o que é um site responsivo e entendeu a importância disso e de todos os resultados positivos que essa técnica traz, vamos ver como tornar seu site responsivo.

Se você já possui um site mas ele não é responsivo, é possível alterar a configuração do mesmo, para que ele seja adaptável a diferentes tipos de tela. Dessa forma não é necessário recriar o site, porém você vai precisar gastar um pouco para realizar essa adaptação.

Existem duas formas de fazer essa adaptação: Contratando um profissional em criação de sites, que irá adaptar página por página ou, comprar uma ferramenta que faz isso de forma automática, a exemplo do Duda Mobile.

 

Começando do zero

A maneira mais econômica e menos trabalhosa, principalmente para quem ainda não tem o site, é criar o site já adaptado. E mesmo para quem já possui o site e quer criar a partir de uma plataforma que já oferece ele adaptado, não é de todo ruim pois esta é uma oportunidade de alterar o visual do seu site, melhorar a navegação, entre outras coisas.

Para se criar um site responsivo, existem várias plataformas online com criadores de sites que possuem templates ou temas prontos, que você pode customizar e deixar com a cara da sua empresa, mas que já são responsivos.

Dessa forma, o trabalho que você vai ter é basicamente de customizar as páginas, criar os layouts, escolher fontes, cores e temas. Logicamente, você deve se certificar de que os temas da plataforma são responsivos e testar isso em diferentes telas e aparelhos.

Outra maneira de criar um site responsivo do zero é contratar uma equipe especializada na criação de sites, que sejam responsivos. Essa é uma maneira um pouco mais cara, porém você não tem o trabalho de projetar o site, principalmente se você não é uma pessoa com veia artística voltada ao web design.

Otimizando o site

Além de se adaptar a diferentes telas é importante que, além da adaptação, botões, popups e informações que sejam desnecessárias ou muito grandes para o tamanho da tela, sejam removidas ou trocadas de lugar.

Tudo isso deve ser pensado para que a experiência do usuário seja fluida em qualquer tipo de plataforma.

E essa foi a nossa dica de hoje! Esperamos que com ela você consiga deixar seu site responsivo e aumente o tráfego do seu site! Até a próxima!

Fale Conosco