Sem dúvida nenhuma criar um site é algo que vai exigir de você uma grande estratégia, mas que também é algo que te entrega hoje vários recursos. Tecnologias como o WordPress podem facilmente te ajudar a criar um site em minutos.

Claro, estamos falando de um site simples e sem muitas configurações. Mas também é importante notar que nem tudo é feito em um só lugar. Muitas pessoas precisam de configurações específicas e recursos bastante únicos para alcançar seus objetivos.

E é exatamente por isso que temos hoje opções como por exemplo os subdomínios. Desta forma podemos criar como se fossem pequenos sites dentro dos nossos sites.

Mas como criar um subdomínio no WordPress? Confira aqui um guia bastante simples e completo desta ação.

 

O que é um subdomínio?

Um subdomínio é uma divisão de um domínio menor dentro do nosso domínio principal. É como um site que funciona dentro do nosso site, e por isso precisa ser configurado de maneira semelhante.

Esta criação é feita para garantir que haja uma separação entre diferentes áreas do site. Garantindo uma maior organização para desenvolvedores e designers. Muitas vezes garantindo uma facilidade maior na manutenção e até mesmo um bônus na segurança geral.

 

Como criar um subdomínio no WordPress?

Então, o WordPress em si não é uma ferramenta que cria este tipo de subdomínio, pelo menos não por enquanto. A não ser que você esteja falando do serviço de hospedagem da WordPress.

Neste caso, assim como na Hostgator e em qualquer outro caso, a criação de um subdomínio não é feito pelo CMS e sim pelo painel de administração do domínio. O normal é pedir uma requisição do suporte caso não exista uma ferramenta de criação automática de subdomínios.

Muitos dos conceitos são puramente técnicos, então é possível que você fique um pouco perdido caso tenha que exercer muitas etapas manuais. Por isso mesmo, nestes casos, o melhor é pensar em utilizar algo automático ou então ter alguém experiente monitorando o processo.

 

Quando e por quê criar um subdomínio?

Embora o processo de criação de um subdomínio quase sempre seja grátis, é ideal pensar que você não deve exagerar na dose e muito menos utilizar sem necessidade. Até porque você vai ter que criar um site novo, do zero, sempre que criar um.

Além disso, pode acabar esgotando rapidamente a memória da sua hospedagem.

O que você precisa entender aqui é exatamente a necessidade de criar um subdomínio quando precisar de um espaço completamente separado do site. Como por exemplo é o caso de uma aplicação que rode online.

Ou então no caso de um blog à parte que possa ser acessado por seus usuários e que também dê um certo suporte para o SEO.

Por hoje é isso, esperamos que estas dicas tenham sido úteis. Mas se ainda há alguma dúvida sobre o tema, sem problemas. Estamos à disposição para ajudar nos comentários.

Aproveite também e entre em contato para podermos falar mais sobre seus projetos de site e presença online.

Até a nossa próxima dica!

Fale Conosco