Você já se perguntou como criar um aplicativo de jogo para Android? Apesar de ser necessário ter alguns conhecimentos prévios, muita gente está conseguindo tirar um bom dinheiro através do desenvolvimento de aplicativos de jogo para Android! Quer saber mais? Continue lendo!

Porque escolher o Android para criar um aplicativo

Apesar de o ideal ser sempre lançar nas duas plataformas, se você ainda não tem experiência, você deve escolher o Android. O motivo é bem simples: aqui no Brasil, a grande maioria da população ainda usa Android, então é muito mais rentável lançar um jogo para esse sistema do que para iPhone!

Além da questão de desenvolvimento do aplicativo, ainda tem a questão de upgrades e conserto de bugs, que sempre fica pior e mais dificil quando tem que ser feito em 2 sistemas operacionais. Por isso, se a intenção é começar a desenvolver jogos, vá pelo mais lucrativo e comece pelo Android

Desenvolvimento em iPhone é mais simples?

Apesar do Android ser mais lucrativo aqui no Brasil, temos que levar em consideração que normalmente é mais fácil desenvolver aplicativos para iPhone do que para Android.
O motivo é a questão do Firmware! Os usuários do Android não são muito incentivados a atualizarem seus firmwares, então você acaba tendo que pensar sobre desenvolvimento de aplicativos, o que pode dar bastante dor de cabeça.

Se você for fluente em inglês, uma outra estratégia é desenvolver um jogo em inglês, dessa forma você consegue aproveitar o mercado americano, o que significa que muito provavelmente você vai ganhar mais também, já que os anúncios em inglês costumam ter um CPC maior.

E falando em anúncios, vamos falar um pouquinho sobre como ganhar dinheiro com os jogos?

Como ganhar dinheiro com jogos para Android

Dificilmente alguém faz algo só por fazer. Normalmente, mesmo que você esteja desenvolvendo por Hobby, as pessoas costumam querer monetizar o trabalho delas.

Nesse caso, existem basicamente 2 formas de monetizar o seu aplicativo. A primeira é através de anúncios.
Você pode, por exemplo, trabalhar com Anúncios do Google, e aí basta você inserir o arquivo dos anúncios na hora em que estiver realizando o desenvolvimento de aplicativos.
Dessa forma, você consegue ganhar dinheiro cada vez que alguém assistir o seu anúncio ou clicar nele.
O legal dos anúncios é que você pode dar alguma recompensa para o usuário quando ele assistir o anúncio. Muitos jogos fazem com que o usuário faça isso para ganhar itens especiais, itens exclusivos ou até mesmo alguma outra coisa, como por exemplo “diamantes”.

Cada vez que alguém assiste o vídeo do anúncio por um determinado tempo, você ganha uma comissão do Google! Se o seu jogo fizer sucesso, essa é uma ótima forma de monetizá-lo.

Outra forma de monetizar o seu jogo é através da venda de itens no próprio jogo. Você pode vender itens exclusivos, como por exemplo roupas dos personagens, ou boosts que vão ajudar o player a completar as missões mais fácil!

E a terceira forma de monetizar seu jogo é através da venda do próprio jogo. Apesar disso ser um pouco arriscado, já que por aqui não temos muito o hábito de comprar aplicativos, ainda mais jogos.
Além disso, isso normalmente só funciona com jogos que já existiam em outras plataformas e agora só foram transferidos para o celular. Um bom exemplo é o Minecraft que antes existia em outros sistemas operacionais (computador) e passou a existir uma versão paga do game no Android e iPhone. Como as pessoas já conheciam o jogo, elas acabaram comprando.

Como criar um aplicativo de jogo para Android

Para descobrir como criar um aplicativo de jogo para Android, você vai precisar aprender a programar em Java. Claro que existem outras possibilidades, mas a mais aceita pelo Google e a mais comum no Google Play é o Java.
Além disso, você também precisa ter em mente qual vai ser a história do seu jogo, o estilo de jogo e também como serão os personagens!
Tudo isso deve ser pensado antes, mas nada impede que você crie uma nova versão de algum jogo que já existe.
Por exemplo, você pode criar um jogo de tiro, baseado em PugB, ou então pode criar um jogo tipo Visual Novel, que normalmente tem muito menos animações e são muito mais fáceis de desenvolver do que outros tipos de jogos.

Como criar um aplicativo para Android sem saber programar

Se você está querendo criar um jogo ou qualquer outro aplicativo para Android mas não sabe programar, você pode encurtar muito o caminho contratando alguma empresa que faça isso para você! Um bom exemplo é a Codificar. Eles criam vários tipos de aplicativos sem que você precise ter todo o trabalho de aprender a programar! Basta ter a ideia e entrar em contato com eles que o projeto sai do papel e vira realidade!

Fale Conosco
Fale Conosco
talk to us
talk to us