Todo empreendedor deseja vender, afinal, é a venda quem traz lucros e pagas as contas. No entanto, só se vende quando se é conhecido. Agora o maior problema, como se tornar conhecido na rede?

A internet é repleta de lojas virtuais, algumas são muito conhecidas, outras nem tanto. Se você fica no meio termo e deseja saber como aumentar o tráfego da sua loja virtual, confira as dicas abaixo.

 

Como gerar tráfego para sua loja virtual

 

Antes de você querer aumentar o tráfego da sua loja virtual é preciso saber como anda o tráfego atualmente. Saber isso é importante para seguir os próximos passos.

Faça um levantamento de quantas pessoas acessam sua loja, quantas não finalizaram a compra, veja as taxas de conversão as landing pages e afins. Isso pode te ajudar a identificar onde está o erro, ou seja, qual estratégia de marketing é a mais adequada para o seu caso.

 

Como trazer tráfego para o seu E-commerce

Para aumentar a quantidade de visitantes que o seu site recebe habitualmente existem duas grandes estratégias: O tráfego orgânico e o tráfego pago. Dependendo do momento atual do seu negócio e do quanto você possui para investir, uma ou outra pode ser a ideal para o seu caso. Vamos ver então a diferença entre esses dois métodos.

Como trazer tráfego para seu e-commerce

 

Tráfego orgânico

Para que seu site seja visitado é necessário utilizar as técnicas de SEO. SEO é uma acrônimo para Search Engine Optimization, ou otimização para motores de buscas. Trata-se de um conjunto de técnicas, organizadas em uma estratégia completa, para garantir ao seu site as primeiras posições do motor de busca do google sempre que alguém fizer pesquisas relevantes para o seu negócio.

 

Marketing de conteúdo

Uma das técnicas mais conhecidas é a produção de conteúdo.

Quanto mais conteúdo de qualidade você publicar, seguindo as melhores práticas do google e com uma boa estratégia de SEO, melhor será a visibilidade do seu site. Portanto, invista mais tempo em produção de conteúdo.

Algumas páginas até são vistas, mas a navegação é tão horrível que o usuário não consegue permanecer na loja. Então, esteja atento a navegabilidade da sua loja. Seja detalhista e simples. Facilite a navegação das pessoas que vão acessar seu site. Uma das áreas mais importantes para uma loja virtual atraente é a velocidade de carregamento. Ninguém suporta navegar em um site lento, ainda mais quando estamos fazendo comprar. De fato, muitas pesquisas já mostraram que a cada 1 segundo extra de velocidade de carregamento a taxa de conversão da sua loja virtual cai em 20%.

É claro que essa qualidade de navegação, do ponto de vista do usuário, não diz respeito apenas a aspectos técnicos, mas também a disposição do conteúdo. Deixe sua loja bonita, atrativa, distribua bem as imagens, escolha boas fontes, invista em fotografia dos produtos, enfim, invista no aspecto visual.

Ninguém gosta de navegar numa página que não chama atenção, que as funcionalidades estão mal distribuídas. Lembre-se, na internet, as pessoas compram pelos olhos, por isso, deixe sua loja virtual sempre atrativa visualmente.

 

Presença nas redes sociais

Embora o grosso do tráfego orgânico da sua loja vá se dá sempre pelo google, através da aplicação de técnicas de SEO, é também importante que você seja mais presente nas redes sociais. Pode ter certeza, que o seu cliente passa mais tempo nas redes sociais do que em qualquer outra coisa.

Isso pode ser especialmente verdade no caso de redes como o Instagram, que, por serem muito visuais, irão facilitar as vendas de qualquer e-commerce. Aqui, novamente, vemos a importância de investir na fotografia dos produtos para maximizar as chances de venda.

Além do tráfego orgânico, uma das estratégias mais eficientes para gerar vendas de forma rápida é o tráfego pago. Vamos a ela

 

Tráfego pago para Loja Virtual/ E-commerce

Você pode ainda não saber, mas tanto o Facebook quanto o google, além de diversas outras redes sociais tem seu sistema de anúncios, por meio do qual você pode criar campanhas publicitarias para oferecer seus produtos diretamente ao público que pode estar interessado no tipo de produto que você vende.

O melhor tutorial que você pode encontrar para isso, caso você deseje tentar fazer sozinho, são os próprios materiais oferecidos pelo Facebook Ads e Google Ads. Já se você deseja uma gestão de tráfego para e-commerce excepcional e campanhas profissionais para a sua loja virtual, entre em contato conosco.

 

Não esqueça do Boca a Boca virtual

Por fim, outra estratégia muito interessante e fazer com que seus clientes recomendem sua empresa. Você pode criar campanhas em redes sociais ou permitir que as pessoas comentem sobre seu serviço e produto.

Indicação abre portas, se você conseguir criar uma rede de indicação, com certeza seu tráfego vai aumentar cada vez mais.

Em todas as suas campanhas, tenha o botão para chamar o usuário para a ação. Quando você chama alguém para a ação, as chances de crescimento são muito grandes. Use isso principalmente nas redes sociais.

Além dessas vantagens, se você utilizar as redes sociais com frequência, aumenta as chances de que um conteúdo seu viralize, trazendo milhares e, talvez, até milhões de pessoas para a sua loja, o que tem o potencial de mudar a história do seu negócio do dia para a noite. Claro, isso pode ser algo raro de acontecer, mas pode ser tão valioso que vale a pena nunca deixar de ser consistente com a presença da sua marca nas redes sociais.

 

Como aumentar o tráfego da sua loja virtual de forma rápida

Para acelerar a melhoria do tráfego e aumentar as vendas, a solução mais rápida é com certeza contratar uma consultoria de google ads profissional.