O ambiente online, se algum dia foi algo apenas para se divertir, hoje ganhou novos ares e é um mercado muito promissor para o desenvolvimento de diversos negócios. Com isso, investir na internet é também uma forma de se destacar e desenvolver.

Inclusive, adequação ao meio digital já passa a ser uma demanda cada vez mais frequente no mercado, principalmente com as modificações reforçadas pela pandemia da Covid-19, em que videoconferências, compras e diversas atividades precisaram compor cada vez mais ambientes online.

Esse tipo de mercado já se tornou a nova realidade e necessidade para se manter competitivo, pois diversos nichos estão notando a praticidade que se tem trabalhando no ambiente digital, além de ser mais seguro tanto para os colaboradores como para a própria empresa.

Do mesmo modo, diversas estratégias se mostram cada vez mais efetivas nesse ambiente, já que a distribuição de publicidade pode ser feita para públicos mais específicos e apresentam retornos mais concretos, reduzindo custos e otimizando diversos processos.

Assim, com ferramentas disponíveis e adequadas ao ambiente digital, as empresas conseguem armazenar diversas informações de forma mais organizada e sem consumir muito espaço, otimizando o tempo em validação de dados ou mesmo ao verificar o histórico de clientes.

Além disso, ter um lugar para armazenar e organizar os seus dados via web traz maior segurança para não perder determinado arquivo e controlar aqueles que têm acessos a sistemas e arquivos específicos.

Outra segurança que o ambiente digital proporciona é que compras e demais movimentos podem ter registros específicos e identificadores para preservar a segurança dos  usuários e funcionários, permitindo a atividade de diversos lugares.

Mais ainda, em relação à equipe de profissionais, é possível realizar reuniões via videoconferência, não sendo necessário o encontro presencial.

Essa estratégia promove um melhor aproveitamento do dia, visto que setores comerciais – por exemplo – que poderiam ter de se locomover até o cliente (principalmente no b2b), podem direcionar esse tempo despendido no percurso para agendamento de outras reuniões.

Além disso, é possível economizar com gastos de instalações e de infraestrutura, já que em alguns negócios é possível concentrar as atividades no modelo de tele trabalho, no qual o gerenciamento, venda e atendimento podem ser feitos utilizando as ferramentas disponíveis para comunicação online em sua própria residência, já que certas atividades (como a loja) também pode ser disponibilizada no modelo digital.

Dito isso, confira algumas dicas para que o empreendedor possa se destacar na internet e crie estratégias mais eficazes para atração de público e gerenciamento de equipe nesse ambiente.

Tenha um domínio

A partir de um domínio, ou seja, um site, você terá um link a ser acessado, ou seja, um endereço no qual, no meio online, o cliente poderá encontrar a loja.

Isso significa que esse ambiente é um dos principais responsáveis pela relação/contato entre o cliente e a empresa, para fins de efetivação da compra ou mesmo para obtenção de informações do setor (como pode ser feito em um blog).

Para que esse domínio seja destacado, ele precisa seguir algumas técnicas de otimização para buscas e, ao mesmo tempo, ser um site de fácil acesso, que não demore a carregar e que possua os recursos ideais para que o usuário tenha a melhor experiência possível.

Invista em Marketing Digital

O Marketing Digital é uma forma de fazer propaganda otimizada para as redes. Contudo, por conta de diversas ferramentas que podem compor essa estratégia, ela é mais facilmente mensurada e tem capacidade de retornos mais efetivos.

Dito isso, para um empreendimento que deseja se destacar na internet, é crucial contar com as estratégias proporcionadas pela ferramenta de marketing digital.

Isso porque cada vez mais os clientes também migram para esse ambiente, principalmente devido às facilidades encontradas para compra por celulares e computadores.

No entanto, a velocidade de informação também é aumentada, o que impacta na concorrência e até nas formas de ser encontrado.

Nesse sentido, se destacar se mostra ainda mais crucial, e um bom planejamento de marketing pode ser a ferramenta necessária para isso.

Isso porque, mesmo que o cliente não busque a loja/empresa de serviços de forma específica, as estratégias de marketing digital permitem que atingir o público certo seja atingido, ou encontre o empreendimento por meio de ferramentas, conteúdos e até mesmo a propaganda certa, inclusive, nos momentos mais indicados.

Exemplo disso são as estratégias de Inbound Marketing e Outbound Marketing.

Utilize ferramentas adequadas

Identificar o público-alvo e ter estratégias efetivas para o ambiente digital demanda atenção e planejamento, e utilizar as ferramentas adequadas para isso pode otimizar bastante a atividade, além de permitir uma melhor mensuração dos resultados e adequação das campanhas.

Por exemplo, contar com um CRM comercial trará ao empreendedor informações valiosas sobre o cliente e seu percurso de compra, possibilitando a formulação de novos clientes ideais e conteúdos/estratégias que atendam a esse perfil.

Dentre as informações colhidas que podem contribuir para as campanhas estão:

  • Similaridades entre os visitantes do site;
  • Informações de perfil e geográficas (idade, sexo, classe social, etc.);
  • O percurso do cliente no funil de vendas;
  • Percepção de possíveis novos clientes;
  • Identificação do público-alvo;
  • Dados para a formação de um marketing assertivo.

Tudo isso é fundamental para o empreendedor investir dinheiro em um produto e propaganda de qualidade, além do aprimoramento de ambos, oferecendo mais qualidade para o cliente.

Isso significa que as ferramentas de CRM, voltadas para a relação com o cliente (tanto voltado para atendimento e vendas quanto ao marketing), surgem no ambiente empresarial digital para auxiliar nos contatos e para que os processos sejam otimizados.

Com isso, pode-se aumentar a produtividade, demandando menos investimento financeiro e de tempo, recursos essenciais e que podem ser destinados para outros setores, necessidades e para o desenvolvimento do negócio.

Recorra às redes sociais

Quem ainda pensa que as redes sociais são ferramentas para distração ou para relacionamentos ainda não compreendeu as mudanças proporcionadas por essas mídias e todo o potencial mercadológico que oferecem.

A internet, por meio desse tipo de canal de relação entre pessoas, criou novas formas de vitrine para expor produtos e promoções, além de permitir campanhas efetivas e por vezes com custos reduzidos e até de forma orgânica.

As redes também aproximam a marca do cotidiano dos clientes e dos potenciais clientes, criando e fortalecendo vínculos, servindo como um canal de comunicação e solução, o que reforça a imagem da empresa no imaginário do público.

Assim, sempre que ele necessitar de um produto/serviço que a empresa oferece, provavelmente relacionará à marca, o que favorece os serviços de venda.

Atualmente, a maior parte dos consumidores estão nas redes sociais, por isso, não há espaço melhor para divulgar um produto.

Além disso, o preço que se investe em propaganda online é menor do que investir em canais tidos como tradicionais e até estruturas físicas, como outdoors pela cidade, e o grau de sucesso é ainda maior, porque o ambiente digital permite, como visto anteriormente, nichar as campanhas realizadas e adequar ao público exato que se pretende atingir.

Priorize a experiência do cliente

Ao fazer um paralelo dos sites com as lojas físicas, independentemente da forma,o cliente precisa de uma boa experiência e de um atendimento de qualidade para ser cativado/fidelizado.

Afinal, quando um cliente não é atendido rapidamente ou o atendente não consegue sanar as dúvidas, ou mesmo não trata o cliente bem, é bem possível que ele não retorne àquele estabelecimento.

Portanto, um site deve promover uma vivência de qualidade, representando os valores da marca e sanando quaisquer dúvidas que possam surgir, além de oferecer agilidade nesse processo.

Por isso, o cliente precisa ter todas as informações necessárias em fácil alcance e que seja satisfatória para a experiência na compra.

Além disso, características como o carregamento, design da página, adequação às diferentes telas e uso intuitivo são fundamentais tanto para que o cliente tenha uma experiência satisfatória quanto para critérios de ranqueabilidade usados nos mecanismos de busca, facilitando que novas pessoas se tornem consumidoras.

Deste modo, atentando-se a essas dicas e as demandas que o ambiente digital apresenta, é possível proporcionar um atendimento de valor para os usuários, destacando seu estabelecimento na internet.